sábado, janeiro 19, 2008

Terra Estrangeira e Ana Cañas

Hoje tomei duas pílulas de cultura bem bacanas.

A primeira se chama Ana Cañas. Ainda não sei muito sobre ela. Tinha alguma coisa sobre ela em alguma newsletter e resolvi procurar o myspace da moça.
É esse que está aqui do lado direito (é só clicar sobre o nome Ana Cañas). A princípio, a impressão que tive é de estar ouvindo novas canções de Céu.
Ouvi as 4 músicas que tem lá e gostei um bocado. Tem também um pequeno documentário, o que só a aproximou do universo da outra revelação da música brasileira.
Não acho nada negativo termos duas cantoras com estilos e vozes bem parecidas, principalmente pelo fato de as duas serem muito boas e criativas, cada uma à sua maneira, apesar de serem parecidas.

O vídeo:



Depois, a partir das 22h00, Terra Estrangeira, na TV Brasil. Filme de Walter Salles e Daniela Thomas, da década de 90, que ganhou alguns prêmios, com Fernanda Torres, Luis Mello, Alexandre Borges, Laura Cardoso e outros.
Uma história louca sobre o filho de uma espanhola que se mudou para o Brasil muitos anos atrás e sonha em voltar pra visitar sua cidade, San Sebastián. A vida dele se cruza com a de uma brasileira que foi pra Lisboa com o namorado, que está envolvido com o contrabando de pedras brasileiras para a Europa.



O filme é todo em P&B e conta a história de uma forma muito bacana. Se passa em 1990 quando rolou aquela palhaçada do confisco das poupanças, no governo do Collor. Até passa o anúncio da medida pela palhaçona Ministra da Economia à época, Zélia Cardoso. Incrível acreditar que aquilo aconteceu! E mais incrível ainda saber que esse cara que enganou o país inteiro continua por aí, na política. Enfim... Fiquei curioso pra saber como foi aquilo pra minha família. Eu tinha 8/9 anos à época, daí não lembro e nunca conversei com meus pais pra saber como foi pra eles. Sei que eles perderam dinheiro, mas não tenho noção do quanto.
Há uma parte em que o português Igor (Luis Mello), diz ao Paco/Franciso Ezaguirre (Fernando Alves Pinto) algo bem interessante (mais ou menos o que segue):
"Estamos a viver o império da mediocridade. Dos congestionamentos para entradas nos shoppings, dos leitores de Sidney Sheldon. É o fim do mundo, Paco. É o fim do mundo"!



Fiquei curioso também sobre o destino do ator Fernando Alves Pinto. Não lembro de tê-lo visto em outros papéis de destaque, e ele me parece muito bom, além de fotografar muito bem (leia-se: bonito na tela). Se não me engano, acho que ele está num clipe do Renato Russo de alguma música gravada por ele em italiano... Vou averigüar isso direito.

O filme ainda cita Vapor Barato em alguns momentos. Ora cantado por Fernanda Torres - que está ótima, pra variar-, ora a melodia soa em uma determinada cena e ainda no final, aparece a versão de Gal gravada na década de 70, se não me engano. Vapor Barato é uma música especial pra mim. Composição de Wally Salomão e Jards Macalé, é uma das minhas músicas favoritas no repertório da cantora Cídia Luize... enfim, quem me conhece, entenderá o que estou querendo dizer ;)

Se alguém tiver relatos sobre o episódios do confisco, opiniões sobre Ana Canãs ou informações sobre o Fernando Alves Pinto, pode deixar aqui, por favor!

2 comentários:

wigvan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
wigvan disse...

Bem, como as coisas são engraçadas. Também estava assistindo ao "Terra estrangeira" e ao pesquisar imagens sobre o filme acabei no seu blog. Mas, eu assisti ao filme justamente pela participação do Fernando Alves Pinto. Não o conheço de longa data, foi em uma entrevista na própria TVE à Leda Nagle para a divulgação da versão do "Menino Maluquinho". Você já deve ter pesquisado no Google e todas essas informações podem ser irrelevantes agora, mas é que, fui motivado por essa pequena coincidência. O fato é que têm alguns curtas com ele disponíveis no portacurtas.com.br. Ele também participou do filme Anahy de las Misiones, do diretor Sergio Silva e, além da adaptação do Menino Maluquinho para a TVE. Consta em algum lugar que ele seja sobrinho do Ziraldo e primo da diretora Daniela Thomas.
Muito bom o blog.