terça-feira, abril 26, 2005

FELICIDADE

(ou um breve análise da matéria de capa da Superinteressante deste mês)

Às vezes parece que o mundo realmente conspira a favor, ou simplesmente conspira.
Na sexta-feira passada, como não apareciam clientes, eu lia um pouquinho de uma das minhas revistas favoritas, quando me deparei com a matéria de Barbara Axt, com o seguinte título:
'A busca da felicidade: Pesquisas desvendam os mecanismos do prazer e da felicidade. Como esse novo conhecimento pode melhorar sua vida?'
Não vou reproduzir a matéria aqui, porque a lei não permite. Se você estiver interessado, dê-se ao trabalho de comprar a revista ou, pelo menos, procurar alguém que tenha para ler.
De início, imaginei que a matéria diria coisas que já li e seria apenas para passar o tempo. Mas me surpreendi. Gostei do enfoque, e principalmente da forma que se tentou definir felicidade. O conceito proposto por Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia, citado no início do texto, propõe que ela seja dividida (para ser conquistada, sempre bom isso!) em três, ou melhor, seria uma soma de três coisas: prazer, engajamento e significado.
Pois bem, ocorre que no sábado, fui para uma aula de revisão da disciplina Gestão de Pessoas, e conversando muito, numa aula maravilhosa com a Desireé - que veio lá de Tubarão-SC e adorou o Mercado Modelo de Salvador - chegamos (ou eu cheguei) à conclusão de que essas três coisas são exatamente o que um gestor precisa obter dos seus colaboradores: prazer (ou satisfação), engajamento (ou comprometimento) e significado. E pra concluir, quem é que pode ajudar o gestor a cumprir essa missão?
Um bom Relações Públicas.
É. Acho que estou no caminho certo. Mas algo me diz que alguma coisa pode acontecer nos próximos dias (como dizia Tião, ontem, na novela). Contanto que seja para melhor, estou felicíssimo, embora a experiência o conhecimento, nos confira a percepção de que ser infeliz é preciso também.
É isso.

2 comentários:

Anônimo disse...

O mundo cconspira sim. Geralmente é a favor. Lembra da sorte de principiante. É a alma do mundo conspirando para que as coisas dêem certo. Depois, a gente tem que correr atrás. Um dia quando for feliz, quem sabe eu entenda melhor o mundo e sua alma conspiradora. Vou procurar a revista. Valeu pela dica!

Anônimo disse...

Oi Will!
Sobre felicidade vai uma das pérolas do orkut. Em 26/04/05 ele me diz:
Sorte de hoje:
"A felicidade está no horizonte da sua vida".
então, a felicidade pode estar à nossa frente, mas é uma busca constante...momentos de infelicidade fazem parte da contrução do ser humano, tb é bom...assim a gente aprende!
Beijo