quinta-feira, abril 28, 2005

POESIA

XIII
"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite, enquanto
A via-láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"

E eu vos direi:"Amai para entende-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas".

Trecho da poesia Via-Láctea, de Olavo Bilac
Fonte:BILAC, Olavo. Antologia : Poesias. São Paulo : Martin Claret, 2002. p. 37-55 : Via-Láctea.(Coleção a obra-prima de cada autor).

Texto proveniente de:
A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro <http://www.bibvirt.futuro.usp.br>
A Escola do Futuro da Universidade de São Paulo
Permitido o uso apenas para fins educacionais.

Texto-base digitalizado por:
Anamaria Grunfeld Villaça Koch - São Paulo/SP

ACESSE: http://www.dominiopublico.gov.br e deleite-se.

Obs.: Há ainda uma versão desse trecho de Via-Láctea que foi musicado e é cantado lindamente por Paula Toller. O título da música é Via-Láctea. Busque-a. Vale a pena!

5 comentários:

Anônimo disse...

PopZen, meu querido irmão "por tabela"!!!
Tentei postar um commento no fotolog mas está lotadíssimo! Quero muito conhecer vocês todos de perto mas essa correria, que é boa por um lado, atrapalha por outro.
Te desejo tudo de bom, que siga seu caminho com muita luz e paz. Isso é o que desejo, além de muito sucesso, amor e vitórias, para a Cici. Ela é como uma irmã mais nova, amo muito ela.
Vocês são maravilhosos.
beijos e muito amor,
Mari Belem

Anônimo disse...

Oi meu irmão... como disse Mari eu bem que tento comentar no seu flog mas só anda lotado!!! Te amo muito e morro de saudades... prepara aquele cochãozinho básico lá no seu quarto pra gente ficar horas conversando e assistindo tv!!! risos
E terça fila o trabalho pra ver Ana Maria Braga, tá?
Beijão!!!
Luize

Anônimo disse...

Will,
lindo, lindo, lindo esse poema...
Adoooro!
E olha esse blog repleto de outras estrelas...estas de brilho intenso e infinito!
Beijão

Anônimo disse...

Olá PopZen!

Descobri esse blog por acaso e passei pra dar uma olhadinha por pura curiosidade! Resultado: não consegui sair até terminar de ler todos os posts e deixar meu comentário!!!
Gostei muito da maneira que vc expõe suas opiniões e de agora em diante vou passar sempre pra dar uma espiadinha! Já está no meus favoritos :)!
Vida inteligente na internet...
Beijos,
Aline - RJ

PopZen disse...

Obrigado Aline! Fico realmente lisonjeado. Desculpe-me por ter ficado tanto tempo sem publicar nada por aqui. Estava num retiro por ocasião da micareta em minha cidade. E agora estou bem ocupado depois de 2 semanas afastado da faculdade. Passe sempre! Bjo grande!